José Marques
Quer saber-se qual a razão da diferença de preços do produtor ao consumidor?
O Parlamento Europeu (PE) quer investigar abusos de poder por parte das grandes cadeias de supermercados, principalmente a razão da diferença de preços do produtor ao consumidor, com aumentos médios de cinco vezes mais, refere a Lusa.


Num relatório esta quinta-feira aprovado, em Estrasburgo, pelos deputados europeus, por 390 votos a favor, 112 contra e 71 abstenções, é pedido à Comissão Europeia para realizar rapidamente uma investigação sobre a repartição das margens de lucro na cadeia de produção e de comercialização, como «um primeiro passo para se promover a transparência nesta cadeia de abastecimento».

Os agricultores europeus recebiam aproximadamente metade do preço de venda a retalho dos géneros alimentícios há cinquenta anos e, hoje em dia, essa proporção desceu para níveis muito inferiores.

Os europarlamentares instam também todas as autoridades da concorrência, ao nível nacional e europeu, a investigarem e avaliarem os preços no consumo em toda a União Europeia (UE) e a determinarem a responsabilidade dos diversos operadores no aumento de preços no consumidor que, em média, são cinco vezes superiores ao preço no produtor, de acordo com o relatório.

Digo eu:

Vieram os grandes acabaram com os pequenos e com o comércio tradicional e agora ganham o que querem


Marcadores: | edit post
2 Responses
  1. L e n a Says:

    Ha abusos da parte dos supermercados; por isso os productores estão "afogados" e não conseguem viver da recolta deles; enquanto isso algums se enchem de dinheiro.
    Mas o que me assusta mais, é ver os preços de tudo o que se vende nesses supermecados, é tudo mais caro do que em França o ao mesmo preço, mas quase tudo mais caro. E portanto ai ganham metade do que ca...

    Beijinhos José
    e bom fim de semana !


  2. Manuela Braga Says:

    Antigamente acusava-se o armazenista.....
    Agora penso ser um posto em vias de extinção. Passamos a ter os supermercados que para além de pagarem a 120 dias ou mais, têm o monopólio. Senão veja-se a maneira pouco ética, como os pequenos são comprados pelos grandes....e não me refiro só a supermercados !!
    dirão que quem beneficia é o consumidor...será, se tiver tempo de andar a pesquisar em todos os supermerados !! Entretanto, não me parece uma política que veja a longo prazo. Se os produtores pararem, que fazer??? Importamos mas a procura será maior e obvianebte os preços serão mais altos....
    Precisa-se cabeças pensantes a nivel de futuro !!!!! Para o presente já há milhões....


Postar um comentário

Aproveite e diga de sua justiça