José Marques
Marcadores: | edit post
7 Responses
  1. Anônimo Says:

    Gostava de ter esperança como estas pessoas tiveram
    há anos atraz.
    Infelizemente mais estamos na ditadura que na democracia.
    Haver vamos se ficamos por aqui ou se nos enterramos mais
    tudo esta nas nossas mãos, mas com somos uns tapadinhos,
    acreditamos em tudo o que os gatunos nos oferecem.
    Lucília Amaral


  2. Anônimo Says:

    A MINHA liberdade e dos meus filhos então de colo... terminou a 07/09/74.
    Com risco de vida para todos nós - 3 gerações.
    Lamento a divergencia de opiniões.

    _encrypted_


  3. Anônimo Says:

    É uma felicidade sempre que alguém contribui por qaualquer meio, para que não apaguem a memória.
    Naquela noite a LIBERDADE, neste dia à 35 anos, a primavera ficou mail linda e bela.
    Para mim só passados alguns dias soubemos da boa nova. Luanda abafou a onformação. estava em Cabinda com militar e tinha acabado de ter um ataque nessa madrugada. Incongruências da vida.
    Mas por essa madrugada, outras madrugadas viram de esperança para muitos companheiros militares.
    Desde essa madrugada até ao 1.º de Maio de 1974, 30 companheiros não chegaram a ver a beleza do que é viver num País livre.
    Para esses e por todos os que lá ficaram nas Africas, numa guerra para a qual não lhes perguntaram se estavam ou não de acordo,e com seu sangue pintaram a Bandeira Nacional, esta madrugada veio tarde. Felizes daqueles que nunca souberam o que era uma ditadura. Por isso a ti que colocaste este post, obrigado por não deixares que se perca a memória.
    António Basto


  4. Anônimo Says:

    Zé que postaste e António que comentaste: ambos conheceram uma realidade que este País ainda hoje tem dificuldade em assumir: a realidade da guerra, de uma guerra sem sentido, se é que a guerra alguma vez pode ter sentido. Só por ter posto fim a essa guerra o 25 de Abril já teria valido a pena. Mas o 25 de Abril foi muito mais que isso: foi também o derrube de um regime opressor que se eternizava. Chegou e trouxe a Liberdade e veio prenhe de esperança numa vida melhor, numa sociedade mais justa. Durante anos ajudei à sua construção. Durante anos vi esboroarem-se os sonhos nas ondas da demagogia. Um povo inculto não se apercebe dos caminhos por onde o levam e Salazar soube plantar a ignorância. E os demagogos elevaram-na a sapiência e toda a gente acreditou. Por isso não é de surpreender a qualidade da " Democracia" que vivemos. Creio que hoje quem sente na pele a " justiça " que esta "democracia " lhe tem trazido está mais sábio, aprendeu à sua custa. Tenhamos alguma esperança no futuro que se apresenta tão negro.
    Obrigado a ambos pelo que fizeram, pelo que continuam a fazer, por não deixar que a "
    memória se perca ".
    Um abraço
    Caterina


  5. Anônimo Says:

    Obrigada o trabalho está muito bem conseguido, parabens!! Conheço passo a passo a história, sei, das tentativas falhadas antes do 25 de Abril, vivi de perto tudo. Lembro-me como se fosse hoje!
    Estou triste muito triste!! Pode até parecer egoísmo o que vou dizer, mas são os meus sentimentos a falarem mais alto! Sempre vivi com mais liberdade antes do 25 de Abril. As razões são várias para o meu desencantamento...!? Penso que não aprendemos com os erros!? Estou triste e, repito, olho para trás, para o lado, para cima e para baixo e só vejo corrupção, quer nas mentalidades quer no poder!?....Já perdemos muitas coisas, resta-nos o quê??? A fé,!! mas, essa só alguns têm??? Estou céptica, triste, desiludida, .....A democracia nunca esteve tão ameaçada, as pessoas perderam a dignidade e, não se sabem comportar, num país à dervia vale tudo!?...É como se estivésse tudo a saque para alguns bandidos...!? Sem justiça, sem trabalho, sem saúde, e com fracos recursos...Resta fazer o quê???...Eu Aposto na criatividade será que é suficiente!?

    Elisabete Santos


  6. Anônimo Says:

    Hoje passados 35 anos, ainda me recordo muito bem onde estava. A estudar em Aveiro no Instituto de Contabilidade e quando cheguei para as aulas - 8h e 30m - já não fui, pois dizeram-me que tinha havido uma REVOLUÇÂO.
    Fui para as ruas de Aveiro com os meus colegas a cantar canções do Zeca Afonso, José Mário Branco e tantos outros.
    Agora sinto uma tristeza profunda, por tudo aquilo que sempre acreditei e que o meu Pai me transmitiu e nestes anos se perdeu: a LIBERDADE de expressão,as contínuas DESIGULDADES SOCIAIS, a perda contínua da DEMOCRACIA.

    Será que vamos ter que fazer OUTRA REVOLUÇÃO para este País se indireitar?


    Que venha, que eu estou cá..........

    Susana mMsquita


  7. Elisabete Says:

    Desculpa Zé,mas vou escrever uma minima parte,do que sinto.
    Neste momento a minha liberdade é minima,posso ser assaltada a qualquer momento,o meu filho mais velho,ainda hoje de manhã foi assaltado,por causa de um cigarro.
    Se é isto a tão falada Democracía,e Liberdade...não muito obrigada.
    A ideia do 25 de Abril,foi muito bonita,mas o pior estava para vir,estamos a viver um pesadelo.
    Beijinhos
    Elisabete


Postar um comentário

Aproveite e diga de sua justiça